Historial

Inicialmente vocacionada exclusivamente para os comerciantes retalhistas do Concelho, a Associação atingiu uma taxa de cobertura bastante elevada, dado o facto de sempre ter existido uma grande dinâmica associativa por parte do comércio retalhista.

Desde o início, tem esta entidade diligenciado esforços no sentido de dinamizar ações que levem ao associativismo e à coesão entre os seus associados, comerciantes retalhistas, grossistas e prestadores de serviços. Toda a atividade da Associação tem sido sempre dirigida, no sentido de contribuir para o crescimento de atividades ligadas a sectores imprescindíveis ao desenvolvimento social e económico da Região.

Com o aparecimento dos fundos comunitários, a ACIST aproveitou a oportunidade para se modernizar e diversificar os seus serviços, prestando assim um serviço de maior qualidade. Nessa altura admitiu no seu quadro, técnicos de formação superior que até então não existiam, foi pioneira como entidade acreditada a nível nacional (na altura pelo INOFOR) e passou a elaborar candidaturas a vários fundos comunitários, no sentido de elevar o seu serviço e de contribuir para o desenvolvimento empresarial dos seus associados.

Ao nível da formação profissional desenvolveu vários projetos financiados tais como:

› Formação para empregados respondendo de forma ativa às solicitações das empresas e contribuindo para o desenvolvimento de competências dos ativos da região.

› Programa Formação PME- Programa de Consultoria e Formação nas empresas;

› Projecto EQUAL da Iniciativa Comunitária EQUAL em parceria com o CITEX e a ASAS;

› Programa Constelação – formação de deficientes.

Para além destes projetos a ACIST teve aprovadas candidaturas para a área do comércio, designadamente o PROCOM, URBCOM e MODCOM, que permitiram revitalizar e dinamizar o centro da cidade e apoiar os comerciantes a modernizar os seus estabelecimentos

A ACIST organiza ainda regularmente Seminários, Debates e Sessões de Esclarecimento sobre diferentes temáticas do interesse dos seus Associados e dos Empresários da Região.